quinta-feira, 31 de março de 2011

Poemas de Nety Maria Heleres Carrion

Soldo da noite

Viro
desviro a noite
e solto o verbo
como quem não quer
nada

Saio
a procura do nada
e nada encontro
a não ser
o soldo
da noite

Nety Maria Heleres Carrion

***

Ata

O pouco que sei
registrei em ata
que retrata
meus passos na calçada

O pouco que sei
poetisei
para que não se perca
na lufada
do vento

Nety Maria Heleres Carrion

***

Sonhos multicores

Me insiro no contexto
erigido pelo meu pensar

Percorro o espaço sideral
e desafio regras e conceitos

Com asas da liberdade
voo em busca do meu eu
que rejeita togas do saber
uso de vernáculos
e concordâncias
enraizadas na língua

Quero deslizar
em fuga monitorada
pelas telas da imaginação

O que eu quero
é cantar
é chorar
é viver
no cenário aristocrático
da poesia

Eu só não quero
é deixar a poesia à deriva
sem salvo conduto
pois é meu arrimo
é parte de mim
e eu sou parte dela

Eu só não quero
é me enclausurar em versos
malversados
pela obediência cega
aos rituais impostos
pelas tábuas demagógicas
da linguagem

Nety Maria Heleres Carrion

***

O oscar da poesia
desprende sais de alegria
que induz o poeta
na marcha em busca
da perfeição
do absoluto e do belo
que propõe a poesia

Nety Maria Heleres Carrion

***

Farelos da fala

Envolvo céus e terras
com o universo teimoso
do olhar

Que me segura
que saltita nos ares
que dispara cascatas
de ilusões

Libero a consciência
e me delicio
e adormeço
enclausurado no tempo
sem ida nem volta

Não penso na consequência
qualquer que seja
o desfecho

Fecho o livro tremido
com a fala que o absorve
gole após gole

Engulo os farelos
da fala

Concluo obra por obra e passo
fantasia chorosa

Acordo sem teto e sem chão
cada vez que o coração
é tomado pela emoção

Nety Maria Heleres Carrion

***

Viro do avesso

Nas minhas juras
até juro
desconjuro
creio
desconfio
viro do avesso

Juro e só paro de jurar
quando a jura não surtir
efeito

Corto as juras
em mil pedaços
para que não levantem falso
e despedacem
as juras que faço

Nety Maria Heleres Carrion

Nenhum comentário:

Postar um comentário